Buscar
  • Jader Gomes

Você sabe a história da pochete?

Que ela se tonou a nossa queridinha nos tempos atuais, a gente já sabe. Em 2017 quando decidi tocar a Gromelô no formato atual, peguei a máquina de costura que era da vovó (aquela preta de ferro - linda) e resolvi fazer uma pochete e desde então se tornou o carro chefe da marca. E não poderia ser diferente, pois ela é prática e se tornou um acessório indispensável quando se quer compor um look.


Em determinado momento eu pensei: De onde será a origem dessa peça maravilhosa que quase todo mundo ama?



Descobri que a pochete é um acessório inspirado em um item da idade média que era usado para transportar ferramentas fabricado unicamente em couro de origem animal.

Daí, lá no século XV, na França surge um acessório chamado châtelaine, dessa vez transportava chaves, relógios, espelho... Diretamente inspirado na "pochete" da idade média.


(FONTE IMAGEM - wenekaa canalblog)


Já em 1903, era inaugurada uma marca francesa chamada Pourchet por August Pourchet, este por sua vez popularizou a pochete, batizando-a com esse nome. Hoje em dia a marca de deu origem a pochete como conhecemos hoje não fabrica mais esse item maravilhoso.

Isso acaba não sendo um problema para nós, pois nos anos 90 elas voltaram e ganharam a cintura da galera.

Nos dias atuais elas chegaram inicialmente aos poucos em meados de 2016 e foram ganhando a cintura e os ombros da turma mais descolada, se tornou um acessório de moda indispensável e praticamente todas as grifes fizeram suas versões da nossa queridinha.

Pratica, proporciona mobilidade e por que deveria não ser bonita? Sim, sou suspeito para falar, pois além de usuário, eu crio, modelo e produzo as pochetes lindas que a Gromelô tem.

#Pochete #HistoriaDaModa #MobilidadeComSegurança #Estilo

5 visualizações

©2020 por Gromelô Store.